domingo, 27 de outubro de 2013

OFICINAS DE REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES


Neste último sábado, dia 26 de outubro de 2013, aconteceu a oficina para radioamadores e comunicadores em redução de riscos e desastres em Niterói, RJ. Os trabalhos começaram as 08:00 horas da manhã, com o recebimentos dos inscritos para participar das oficinas, com um coffee break.





Ás 09:30 horas, a Senhora Roberta, Analista de Redução de Risco de Desastres, CARE Brasil, fez a composição da mesa, com as seguintes autoridades:  José Roberto Barros, Gerente de Programas da CARE Brasil, Luis Guilherme Ferreira dos Santos, Cel. BM, Superintendente Operacional da Defesa Civil Estadual, Paulo Roberto Monteiro Araujo, PY1PM, Presidente da LABRE-RJ, Waldemar Henrique dos Santos Junior, PY1WX, Estação Coordenadora da RENER Estadual e Major BM Wallace Medeiros, Secretário de Defesa Civil de Niterói, RJ.

Após os componentes da mesa dirigirem-se ao público presente, a LABRE-RJ deu início as palestras, onde o foco principal foi a atuação dos radioamadores no suprimento de comunicações em situações de Riscos e Desastres, quando as comunicações oficiais entrarem em colapso. Os palestrantes da LABRE-RJ foram: JUNIOR, PY1WX e PY1DO Hamilton.




Por volta de 12:00 horas, o presentes foram convidados para o almoço, que foi servido por uma firma contratada pela CARE BRASIL. Após o Almoço, o Major Wallace, Secretário de Defesa Civil de Niterói, palestrou, fazendo uma apresentação dos trabalhos que vendo sendo implementado junto os NUDECS de Niterói. Durante sua palestra, solicitou à LABRE-RJ uma reunião para formalizar uma parceria, visando a implantação de uma estação de radioamador na Defesa Civil de Niterói e colocou a disposição uma sala na Defesa Civil de Niterói. Ao finalizar, o Presidente da Associação Fluminense de Radioamadores e Radio do Cidadão, AFRR, o Sr. Francisco Jacson dos Santos, PY1PDF, colocou a disposição da Defesa Civil de Niterói, a Repetidora, PY1NIT que opera em 146.870 no morro da atalaia Niterói, RJ.






Em seguida, o Cel. Luis Guilherme, fez uso da palavra e falou da atuação dos radioamadores na catástrofe que assolou a região serra em 2011, dizendo que, se não fosse a atuação dos radioamadores, ele não teria como comandar as ações de socorro as vítimas. Em seguida, foram realizados os simulados práticos para fixar aquilo que foi ministrado nas palestras. Após o final dos simulados, os participantes usaram da palavra para avaliar tudo o que foi ministrado. O resultado foi positivo.





Finalizando, é importante frisar que cada participante recebeu: Uma camiseta do evento, um crachá, Uma pasta contendo, caneta, blocos e material informativo e um certificado de participação.


AGRADECIMENTOS:
- Agradecemos ao Cel Luis Guilherme,  pelo apoio e presença em       nossas oficinas.
- Agradecemos a Defesa Civil de Tanguá pela presença.
- Agradecemos aos radioamadores de Valença, Vassouras, Angra dos Reis, Nilópolis, São Gonçalo e Niterói.

- Agradecemos a CARE Brasil pela parceria e pela oportunidade que nos esta dando para que possamos levar para o interior do estado do Rio de Janeiro, essas oficinas, que muito serão úteis para capacitar, não só os radioamadores, como também os comunicadores em geral para atuarem em situação de desastres.

Fica aqui um agradecimento ESPECIAL ao pessoal da Defesa Civil de Niterói, em particular ao pessoal da Diretoria de Minimização de Desastres. Bianca das Neves - Jair Ribeiro e Juliana Santos, que muito nos ajudaram para que pudéssemos levar a bom termo essas Oficinas. Muito obrigado. LABRE-RJ entidade de Utilidade Pública Estadual. Lei nº 6554 de 09 de outubro de 2013

Fotos do evento AQUI 

2 comentários: