sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

RADIOAMADORES AJUDAM AOS DESABRIGADOS DE XERÉM

Desde o dia 03/JAN/2013 no grande desastre das chuvas em Xerém sub-distrito de Duque de Caxias, nós radioamadores vestimos com orgulho o colete da solidariedade e através dos nossos rádio e nossos operadores começamos a trabalhar em buscas das primeiras informações de mortos e feridos naquela cidade. Na tarde do dia seguinte (04/01/2013)  o repórter André Naddeo e o fotógrafo Mauro Pimentel viram algo que muitos outros repórteres não captaram e fizeram a primeira publicação da excelente pauta sobre os radioamadores em ação!  Parabéns ao TERRA pelo espaço. E volto a repetir quando não se tem energia elétrica e os celulares e telefones FALHAM, nós entramos em ação e mostramos o nosso valor!


Para ler a matéria no TERRA ON-LINE click na foto  







 repetidora da União dos Escoteiros do Brasil, PY1UBE localizada na serra de Petrópolis


O prefeito recém empossado da cidade de Duque de Caxias, acompanhou todo o trâmites da DEFESA CIVIL e resgate dos sobreviventes na enchente de Xerém. 

Prefeito Alexandre Cardoso, PY1KPF Kamar Santos e agente de Itu-SP 

O prefeito Alexandre Cardoso foi nos fazer uma visita na estação da LABRE-RJ PY1AA que foi instalada dentro da Igreja Metodista Wesleyana de Xerém e que virou um QG de informações e ajuda aos desabrigados. PARA VER OUTRAS FOTOS DA VISITA CLICK NA FOTO ACIMA. 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

PY1DCR no REVEILLON de COPACABANA

Foi um evento memorável... A Defesa Civil do RIO acionou a sua estação de radioamador no suporte de comunicação no grande evento RÉVEILLON na praia de Copacabana.








Estava no ar - PY1DCR - sendo operada por radioamadores direto do posto 03. Estávamos operando com um rádio dual band TM735A e uma antena 2X 5/8 de ondas para VHF. Foi realizado vários contatos via repetidora e echolink o que propiciou contatos de longa distância.



Além do momento amistoso entre os radioamadores, tivemos vários QTC's sendo disparado e prontamente sendo resolvido por radioamadores que estavam fora do evento e graças á eles conseguimos resolver!


Um dos casos que nos chocou foi uma jovem de 22 anos do interior de Minas Gerais que se separou dos demais membros da excursão ficando horas de desespero para acha-los. Crianças que são achadas no meio do evento sem os responsável legal... Um trabalho de LEÃO essa equipe da DEFESA CIVIL do Rio. Que tem um dos responsável direto por essa equipe o Cel.Márcio Motta.



Durante a festa de réveillon, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil recebeu 1.162 pacientes nos seis postos médicos montados na orla de Copacabana. Foi necessário remover 45 pessoas para hospitais. O número de ocorrências caiu 29% em relação à última virada de ano, quando 1.645 pessoas passaram pelos postos, e 87 remoções foram feitas. Casos de alcoolismo, mal estar e cortes, principalmente nos pés, foram as causas da maior parte dos atendimentos. Já as remoções foram em sua maioria provocadas por intoxicação alcoólica e pequenos traumas. O posto situado em frente à Rua Paula Freitas foi o que registrou maior movimento, com 330 pacientes atendidos. De acordo com a Secretaria de Saúde, os postos contaram com 67 leitos neste ano, sendo 12 de suporte avançado. Ao todo, 173 profissionais, entre médicos, técnicos e administrativo trabalharam nas unidades montadas na orla.


VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTOS