sábado, 26 de janeiro de 2013

RADIOAMADORES X CRUZ VERMELHA - TERESÓPOLIS


VOLUNTÁRIOS DA CRUZ VERMELHA
de Teresópolis que também são radioamadores:

-CARLOS ALFREDO (ALFREDINHO): PU1JKE
-WALTER GATTO: PU1KAT
-CARLOS TAPAJOZ: PU1MCK
-HERCULANO ABRAHÃO - PRESIDENTE: PU1TRI
-UBIRACY PINTO - CONSELHEIRO (BIRA): PY1UAP
-CARLOS GUINLE – CONSELHEIRO: PY1CG
-MARCIO MAIA – CONSELHEIRO: PU1MCM
-ALEXANDRE VANATKO – VICE PRESIDENTE: PU1VTK



PY4CBC JULIANO - Globo-MG

Matéria que saiu na TV GLOBO-MG em Janeiro 2013 com o radioamador JULIANO PY4CBC - bela matéria. pela Jornalista Graciele Soares.



link oficial:
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/t/todos-os-videos/v/em-uma-reportagem-da-serie-hobby-de-divinopolis-mg-saiba-mais-sobre-radio-amador/2367776/


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COMANDANTE DA MARINHA DO BRASIL - VISITA LABRE-RJ

No dia: 23/JAN/2013, uma quarta-feira a LABRE-RJ teve um dia intenso. Muito trabalho, reunião de Diretoria. Tivemos a honra de receber o nosso associado, o Capitão de Mar-e-Guerra Davi Gerember, PU1REY. Em conversa com o Presidente da LABRE-RJ, o comandante Davi se colocou a disposição para ajudar no que lhe couber. Após ser recebido pelo Presidente, Sr.Davi, como um bom radioamador, participou de um animado bate-papo com integrantes da diretoria da LABRE-RJ.



Agradecemos ao Comandante Davi, Oficial Superior da nossa Marinha Brasileira, pela visita a sua representante e pela confiança depositada nesta Diretoria. Apesar de não termos registrado em fotos, queremos também registrar a presença na LABRE-RJ de um representante do Vôo Livre Carioca. A turma do Vôo Livre vai fazer as provas para classe C e se associarem a LABRE-RJ.

Veja as fotos da visita aqui


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

FreeDV - HAM RADIO DIGITAL VOICE

Apesar de o D-STAR ter sido criado pela JARL (Japan Ameteur League) como um padrão aberto, a utilização do codec comercial AMBE faz com que os preços dos equipamentos sejam proibitivos por causa dos direitos de utilização deste codec.


O Radioamador norte-americano Bruce Perens K6BP que é cientista da computação, grande defensor do software livre e crítico ferrenho ao padrão D-STAR, vinha advocando em favor de um padrão livre e gratuito de voz digital para todos os radiomadores. A partir deste clamor, o radioamador australiano Dr. David Rowe VK5DGR, especialista em processamento digital de sinais, desenvolveu um novo codec de utilização livre e gratuita chamado Codec2.  O Codec2, assim como o AMBE,  é um  codec de baixo bitrate e baixa latência que permite transmitir voz digital em uma largura de banda de apenas 1100Hz, ideal para os transmissores de SSB que possuem largura de banda de 3000Hz, utilizados no Radioamadorismo. O Codec2 é o único codec gratuito capaz de rivalizar os comerciais, até o momento.




O Dr. David Rowe VK5DGR também escreveu o programa FreeDV para Windows e Linux que  permite utilizar o Codec2 em um transmissor SSB de forma gratuita. Para tanto, basta rodar o programa em um computador ligado ao transmissor SSB  via uma interface de áudio. Esta interface pode ser a mesma  utilizada para praticar os modos digitais.

Site do FreeDV: http://freedv.org

PY3IT - http://py3it.blogspot.com.br/2013/01/freedv-fonia-digital-para-radioamadores.html



FAROL DE PONTA NEGRA - BRA-080


Senhores,

Venho avisa-los sobre a participação da LABRE-RJ no evento mundial sobre a ATIVAÇÕES DE FARÓIS SUL-AMERICANO  Nós da LABRE-RJ estaremos acampados dias: 22/23/24 de Fevereiro (SEX/SÁB/DOM)


O farol de Ponta Negra fica na região de Maricá-RJ a 58 kms da cidade do Rio de Janeiro. É um local público que pertence a MARINHA DO BRASIL. Estaremos com um grupo de radioamadores com antenas e equipamentos nas bandas de: HF/VHF/UHF.

Lembro também que estamos aberto para GRUPOS ESCOTEIROS que queiram acampar conosco, para irmanados fazermos um grande evento de RÁDIO e ACAMPAMENTO.

Os operadores desta edição:

-Paulo Roberto - PY1PM
-Jacson - PY1PDF
-Junior - PY1WX
-Mark - PY1QW
-Julio - PU1VWO

Quem quiser participar deste evento no local - peço que entrem em contato conosco pelos e-mais:

LABRE-RJ -  assessoria@labre-rj.org.br
ou com um de nossos diretores:

vhenriquejr@gmail.com - PY1WX Júnior
py1pdf.rj@gmail.com - PY1PDF Jacson


OBS: quem quiser preparem suas varas de pesca pois é um ambiente propício.