quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CURSO DE EMERGÊNCIA AOS RADIOAMADORES DO PARANÁ

Radioamadores da região Oeste no Paraná, participaram em de um curso realizado pela Defesa Civil. O objetivo do treinamento é capacitar os voluntários da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) a agirem em situações de desastres e acidentes.





Ao todo, 60 radioamadores foram reunidos no auditório do 4º GB (Grupamento de Bombeiros). Foi realizada uma simulação de desastre. Na ocasião, os radioamadores terão a oportunidade de colocar em prática o que foi repassado durante o curso.


FONTE: PORTAL UOL
http://mais.uol.com.br/view/ciq9n2uk6gb4/defesa-civil-realiza-curso-para-radioamadores-da-regiao-04028D99346EC4814326?types=A&

13 DE FEVEREIRO - DIA MUNDIAL DO RÁDIO




 
No dia 13 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Rádio. Instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a data foi escolhida para lembrar a criação da Rádio ONU, em 1946.  A ONU encoraja os países a celebrarem e a divulgarem o dia. Essa é uma maneira de conscientizar a sociedade sobre a importância do rádio, incentivar a cooperação entre as emissoras e incitar grandes redes e rádios comunitárias a promover o acesso à informação e à liberdade de expressão. 

                 

Para a Unesco, ainda hoje o rádio permanece como uma poderosa ferramenta de comunicação, de baixo custo e amplo alcance, capaz de chegar a comunidades remotas e sem acesso a outros recursos tecnológicos, de conectar pessoas e sociedades, compartilhar conhecimento e informação e fortalecer a compreensão sobre os diferentes temas. Sem falar no papel fundamental que desempenha nas situações de emergência e socorro humanitário. 
 No segundo ano em que se celebra a importância desse veículo para o mundo.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SATÉLITES DE RADIOAMADOR - dicas

Durante as décadas de 70 e 80, operar satélites era privilégio de poucos. Alguns radioamadores mais experientes, se aventuravam em satélites tipo: AO7, AO8, RS15, RS12/13, entre outros. Época de ouro, no qual circulavam em órbita de nosso planeta uma boa quantidade de satélites para radioamador.

 No entanto estes satélites operavam basicamente em CW e SSB, com subidas e descidas em dois metros, setenta centímetros e dez metros.  A situação não mudou muito; poucos equipamentos ainda hoje utilizados pelos radioamadores em VHF e UHF, em sua maioria,  não operam em SSB e CW! Ainda assim atualmente, temos alguns equipamentos já bem popularizados, que com certeza permitem este tipo de operação.






 Mas na década de 90 o lançamento dos AO27, pela AMRAD (Amateur Radio Research and Development Corporation) em 26 de setembro de 1993 e do SO35 pela Universidade de Stellenbosch, Africa do Sul, em 23 de fevereiro de 1999; vieram   pôr fim a elitização deste tipo de operação. Pois estes contavam agora com um transponder, analógico para utilização em FM, permitindo assim que qualquer radioamador possuidor de equipamento para FM em 144 e 430 mhz, pudesse passar a falar via satélite, abrindo caminho para uma excitante forma de praticar o radioamadorismo. 
 Aqui cabe salientar que existem atualmente vários satélites em FM, mas  boa parte deles, é para uso em modos DIGITAIS, PSK, PACKET, ETC. Vamos nos deter naqueles que permitem transferir VOZ. 
 
 


OS LEO, Low Earth Orbit,  Satélite de Órbita Baixa