terça-feira, 6 de novembro de 2012

IARU - planos de banda nas Américas

IARU ATUALIZARÁ PLANO DE BANDAS PARA O CONTINENTE AMERICANO. BRASIL ENVIARÁ PROPOSTAS.

A União Internacional de Radioamadores – Região 2 (IARU-R2) atualizará seu plano de bandas de LF/MF/HF e, pela primeira vez, adotará um plano de bandas para VHF/UHF/SHF/EHF. Ambos servirão de referência  para todo o continente americano.

A IARU-R2 já convocou suas entidades associadas para enviarem propostas até março de 2013. As sugestões serão discutidas na Assembleia Geral da IARU Região 2 que ocorrerá em setembro de 2013, quando serão aprovados os novos planos de bandas.

A LABRE formou um grupo de trabalho para estudar o tema e convida todos os radioamadores para também enviarem suas sugestões até o dia 30 de novembro de 2012 pelo formulário do seguinte link:


Este é o momento para que praticantes de atividades especializadas do radioamadorismo (DX, concursos, weak signals, VHF-DX, comunicações emergenciais, EME, MS, QRP, AM, repetidoras, modos digitais, rádio faróis, satélites, rádio balonismo, SSTV, ATV, rádio pacote, links VoIP, APRS, FM simplex, voz digital, etc) enviem suas propostas sobre freqüências de chamada, canalizações; divisões de subfaixas por modos, larguras máximas de banda, aplicações, etc. As sugestões serão avaliadas pelo GT da LABRE e poderão constar na proposta brasileira a ser defendida na Assembleia Geral da IARU-R2.

É importante que, antes de redigir uma proposta, o interessado leia como está hoje o plano de bandas da IARU-R2 para LF/MF/HF e o plano de bandas da ANATEL para VHF/UHF/SHF/EHF (na atual falta de referência da IARU-R2). Documentos originais e adaptados estão compartilhados no link acima.

A tendência é que o plano de bandas a ser aprovado pela IARU-R2 seja incorporado numa futura norma do serviço de radioamador no Brasil. Unida às futuras atualizações das Radio Regulations pela UIT (com os resultados da Conferência Mundial de Rádio de 2012) e do Plano de Destinação de Faixas de Freqüências (PDFF) pela ANATEL, espera-se a correção de distorções, alinhando o Brasil com as composições espectrais indicadas para todo continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário